Letícia Pettinari's profile

Risoto de Brócolis com Limão Siciliano

Ingredientes:

500g de Arroz Arbório ou arroz Carnaroli.
250g de manteiga com sal.
1 maço de alho poró.
2 limões siciliano.
200g de parmesão pedaço.
200g de parmesão ralado.
2 brócolis tipo japonês.
1 cenoura grande.
1 cebola grande.
Tomilho e alecrim a gosto.
Vinho branco seco a gosto.
Azeite a gosto.

Modo de Preparo:

Antes de iniciar a elaboração em si, é importante preparar o fundo, ou seja, o famoso caldo caseiro de legumes. É o grande segredo para um Risoto delicioso!
Em uma Caçarola Universal 4L, ferva 2 litros de água com a cenoura, metade da cebola e alho poró picadinhos e inclua sal, tomilho e alecrim a gosto. Ferva em torno de 45 a 60 minutos e esta vai ser a base, elemento bastante importante para o preparo.

Para o branqueamento do brócolis você pode utilizar a praticidade da  Múltipla 2,5L.
Após ficar de molho na água com vinagre por 10 minutos, escorra e cozinhe por 3 minutos no micro-ondas. O ideal é observar a consistência do vegetal para não cozinhar muito, então depende da potência do aparelho.
Logo depois, imerja em uma Super Criativa 4,5L com água e gelo para fazer o choque térmico acontecer.

Utilize a Faca Serrilhada Universal para cortar um talo de alho poró em rodelas.
Triture a outra metade da cebola com o Turbo Chef Supersonic.
Comece adicionando as ervas na Caçarola Universal 4L para expelir o óleo característico do tomilho e do alecrim para deixar sua receita ainda mais aromática!
Em seguida coloque a metade da manteiga e refogue bem o alho poró e a cebola até dourar. Adicione o arroz sem lavar, para soltar mais amido, que é a fórmula da cremosidade.

Quando o arroz começar a fritar, inclua o vinho e deixe evaporar o líquido.
Logo depois é a vez de acrescentar o fundo de legumes com a Concha Lotus aos poucos conforme encorpar. Agora com a Colher Ideal, mexa bem.

Conforme você cozinha o arroz ele amolece de fora pra dentro, se você provar e estiver durinho por dentro, ainda não está no ponto correto. Vai provando, mexendo e adicione o fundo até chegar ao ponto ideal. Adicione o brócolis e não pare de mexer!
Inclua o parmesão ralado e para finalizar, adicione a outra metade da manteiga e mexa bem. Isso vai dar brilho, cor e cremosidade típicos do Risoto. Apenas neste momento você pode incluir o sal.

Por último e não menos importante, o toque final do prato: o limão siciliano. Use o Rala Bem para acrescentar raspas da casca e quando servir adicionar um pouco de suco, azeite e parmesão ao seu gosto.
Risoto de Brócolis com Limão Siciliano
Published:

Owner

Risoto de Brócolis com Limão Siciliano

Published: